segunda-feira, 18 de maio de 2009

Vida e obra de Camões e programação das postagens do grupo

Dando início à participação do grupo: Renan, Mariana, Juan, Ramom e Victor neste blog, apresentamos o seguinte roteiro de postagens de textos relacionados à vida e obra do poeta Camões:
• 18 de maio de 2009: “Vida e morte de Camões.”
• 19 de maio de 2009: “Quando o poeta ergueu a espada.”
• 20 de maio de 2009: “Propriedades técnicas do poema: ‘Descalça vai para a fonte’.”
• 21 de maio de 2009: “Comentário do poema ‘Descalça vai para a fonte’.”
• 22 de maio de 2009: “Propriedades técnicas do poema ‘Tanto do meu estado me acho incerto’.”
• 23 de maio de 2009: “Comentário do poema ‘Tanto do meu estado me acho incerto’.”
• 24 de maio de 2009: “Camões X Outros autores da época”
• 25 de maio de 2009: “A contemporaneidade dos poemas de Camões”
O grupo espera que o leitor reflita sobre o tema, e por isso, recomenda que acompanhe-nos todos os dias na leitura dos textos neste blog!

Vida e Morte de Camões
Luis Vaz de Camões é considerado por muitos o maior poeta da língua portuguesa, sendo comparado a personalidades como Dante e Shakespeare. Entre outras, a mais conhecida obra do português foi “Os Lusíadas”, publicada em 1572 e famosa por ilustrar parte da história de Portugal.
Filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo, o poeta possuiu parentesco por parte da família de sua mãe com o próprio Vasco da Gama, talvez isso tenha sido uma das motivações do autor ao escrever “Os Lusíadas”.
Especula-se que, em sua juventude, Camões tenha frequentado a corte de Dom João III, e nessa época teria também conquistado já alguma fama de poeta. Para uma melhor compreensão do período em que Camões atuou na guerrilha, neste momento “saltamos” essa parte da história prometendo contá-la com mais detalhes no próximo texto.
Nos direcionamos agora para o fim que levou o grande poeta. O ano era 1580, e nosso herói já estava de volta para Portugal, após anos longe de sua terra. Os restos mortais do autor se encontram hoje no Mosteiro dos Jerónimos, juntamente com suas armas.
Camões foi sem dúvida um grande autor. Seus poemas são até hoje apreciados por muitos, e inclusive, adotados em provas de vestibular. Ler Camões é de suma importância para o bom entendimento e a boa compreensão da história de Portugal, além de ser um bom auxílio na análise da escola literária do Classicismo.
Por hoje é só. Mas não se esqueça de continuar acompanhando o blog, pois amanhã comentaremos a trajetória militar de Camões e discutir se isso pode ou não ter influenciado em sua obra. Ah, e não deixem e comentar as postagens! Abraço...
Renan Porcaro de Bretas =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário