quinta-feira, 21 de maio de 2009

Uma nova visão




 

  Desde que nasceu em mim a “sede” de leitura( e não me pergunte como...), que Camões não é a minha “praia”, ou melhor, poesia não se encontra na minha lista de preferências(apesar de quando criança ter arriscado alguns versinhos, que claro, ficaram horríveis, porque eram rimas do tipo: amor com dor; paixão com caminhão; e por aí vai....).Assim também, há muito tempo e pra muito de nós, poesias de Gregório de Matos(o carma do ano passado pra galera do PISM I) ou Luis Vaz de Camões, são sinônimos de caretice, idiotice, chatice, entre outros. Diante desta nossa concepção, reclamam do nosso gênio difícil falando do pouco faro dos jovens para a verdadeira cultura nacional. Daí então vem a minha crítica(construtiva,ok?!): Temos parte, é claro, nesta reclamação feita a nós, pois na maioria das vezes, relegamos as obras a serem trabalhadas para o segundo plano só pelo nome tradicional do autor. Mas os nossos queridos professores( e eu não estou ironizando...), tem sua parcela de culpa nesta nossa antipatia por Camões e coisas do gênero. Ao invés de optarem por um estudo mais atrativo, escolhem faze-lo de modo cansativo, com trabalhos longos e chatos, que não nos concede outra opção que não seja odiar.

    Bom, mas esta idéia poderia mudar se nossos olhos se voltassem mais  para as belezas do poema em detrimento dos “defeitos” deste. Luis Vaz de Camões em vários de seus poemas traz grandes versões do amor(olha que eu nem sou fã de poesias...), ou até mesmo temas atuais, como o de título “Ao desconcerto do Mundo”.Outro poema belíssimo, especialmente pra os amantes da paixão ardente, pode-se citar o texto “Amor é um fogo que arde sem se ver”. Ou ainda, agora para os fãs do amor paciente, o poema “Sete anos de pastor Jacó servia”, usando de um tema bíblico e transformando em lindos versos. E esses temas, seja de amor ou tempo, trazem as mais diversas mensagens e objetivos.

    Temos, por mais difícil que seja, reconhecer e aplaudir a inspiração  que autores como Camões tem.É sábio reconhecer a complicação que deve ser organizar as mais variadas frases e palavras em sonetos, esquemas rimáticos ou métricas regulares. Ou ainda usar de figuras de linguagem adequadas ao contexto e apartir daí ainda ter que agradar gregos e troianos. Olhando a maior comunidade relacionada a Camões no site de relacionamento Orkut, vi 8.975 pessoas dizerem que são amantes de suas obras. E aí me perguntei: Por que todas elas gostam tanto desse grande personagem da literatura brasileira? E a certificação: alguma coisa ele deve ter de bom, concordam?

      Então, que os nossos olhos sejam menos rigorosos a Camões, nossa mente mais aberta a suas obras, nosso instinto ódio a primeira vista menos aguçados e quem sabe assim, possamos ao final afirmar:

              Não é que esse cara é até legalzinho!

   Oh, que satisfação será!!!!

        Tamires Cristina da Silva

 

Gostaram? Então não deixem de comentar sobre o texto e acompanhar o nosso blog!

 

7 comentários:

  1. Também passei a gostar de Camões recentemente Tamires, antes de ler seus poemas eu achava que o trabalho seria um porre, mas fui surpreendido! =D Renan

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Realmente Tamires! Se pararmos pra estudar com a mente aberta e com dedicação, veremos a grandiosidade do autor e de suas obras e teremos a oportunidade de absorver as mensagens que ele nos traz.

    ResponderExcluir
  4. poxa tamires..nao sabia que Camoes tinha nascido no brasil


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    mas uma coisa eh verdade..

    CAMOES EH BAUM PRA DEDEU!!!!!!!!!!!!!!!1


    HSUASHUASH]
    [pala]


    bjoh pra vó
    XD

    ResponderExcluir
  5. Oi Tamires! queria parabenizá-la pelo texto, suas opiniões são muito pertinentes.Só gostaria de esclarecer que Camões não é representante da literatura brasileira e sim portuguesa, ok? Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Aa Tamires, não sabia que Camões tinha dupla nacionalidade... Mas o seu texto como sempre fico muito bom, seus comentários são ótimos.
    É preciso estudar a fundo os poemas de Camões para entender o que ele quer nos dizer, e quando assim fazemos, vemos que são lindos...

    ResponderExcluir
  7. Eh Tamires, vc podia desistir de ser juísa pra virar poeta!!! xD
    vc tem vocação!!!!!!!!
    bjão e parabéns pelo texto!!!!!!

    ResponderExcluir